Como fazer Massa de Biscuit / Massinha de Modelar que endurece – 3 Receitas super fáceis!

Oi Pessoal, tudo bem?

Quem acompanha o canal sabe que eu sou super fã de massinha de biscuit mas como eu vejo que alguns de vocês não conseguem fazer ela seja por falta de material ou por não conseguir encontrar o ponto correto da massa, eu vou mostrar 3 receitas super fáceis dessa massinha para todo mundo conseguir fazer em casa e (quase) nunca mais errar!

Receita 01

Essa primeira receita é a que eu mais uso no canal.

Para fazer ela vamos precisar de:

  • 1 medida de amido de milho
  • 1 medida de farinha de trigo
  • 1 medida de cola branca (se a massa ficar seca terá que acrescentar mais 1/2 medida de cola) 
  • 1 colher de chá de creme hidratante (não gorduroso de preferência) O tamanho da “colher” varia de acordo com o tamanho receita! Mas nunca exagere nele ok?
  • Algumas gotinhas de vinagre

Modo de preparo

Misture bem os ingredientes em qualquer vasilha. Na sequência será preciso sovar a massa até ela adquirir uma textura elástica (tem que ficar parecendo massinha de modelar). Se ao misturar os ingredientes você perceber que a massa continua ressecada, adicione aos poucos mais 1/2 medida de cola!

Quando eu falo medida, isso significa que você pode usar 1 copo, 1 colher, 1 xícara…. Tudo vai depender da quantidade que você quer fazer. Como o foco do canal são miniaturas eu costumo usar copinhos de café mesmo…

Depois que ela começar a desgrudar da mão é sinal que ela já está boa! Se você não usar toda a massinha, conserve ela embrulhada em filme plástico dentro da geladeira. Ela dura uns 30 dias tranquilamente!

Essa massa tem que secar ao ar livre! 24h mais ou menos é o tempo necessário.

Receita 02

  • 2 medidas de amido de milho 
  • medida de cola branca
  • colher de chá de vaselina líquida ou óleo de cozinha
  • 1 colher de chá de creme para as mãos de preferência não gorduroso. Novamente, o tamanho da “colher” varia de acordo com o tamanho receita! 
  • Algumas gotinhas de vinagre

Modo de preparo

É só misturar tudo, sovar a massa e ela está pronta! Isso na teoria! Se ela umedecer muito depressa e ficar com uma textura pegajosa (parecendo uma gororoba) acrescente aos poucos amido de milho a sua massa e o problema será resolvido 😀

Ela dura até 1 mês no saquinho plástico sem ar .

Essa massa tem que secar ao ar livre! Igual a primeira receita, 24h mais ou menos é o tempo necessário.

Receita 03

Ingredientes da massa de sal:

  • 2 medidas de farinha
  • 1 medida de sal
  • 1 medida de água
  • Algumas gotinhas de vinagre

Essa massinha não é de biscuit mas ela super substitui ele! No artesanato essa receita é bem usada, ela se chama Massa de Sal.

Modo de preparo

Coloque a farinha de trigo, o sal e a água em um recipiente e misture eles. Misturou, é só sovar a massa. Se a massa ficar muito pegajosa acrescente um pouco de farinha de trigo. Se ficar seca demais, acrescente um pouco de água. Ela tem que ficar parecendo uma massa de pão!

Após modelar a sua peça, deixe ela secando ao ar livre! Ela fica durinha! Mas pelo menos aqui em casa ela demora mais que o Biscuit para secar. Se paciência não for o seu forte, é bom saber que ela pode ir ao forno baixo por aproximadamente 1 hora (até ficar bem dura), em forno elétrico a 150°C (30 a 45 min) ou ao microondas (60 seg). Tem que ir parando o microondas a cada 20 seg ok? Caso você não pare, a sua massa pode queimar e muitooooo! Sem contar o susto e a fumaça que faz (já aconteceu isso comigo hahahahaha)

PS: Se você for criança só faça isso com supervisão de um adulto! Forno, fogão e até mesmo microondas são perigosos! 

A Massa de Sal pode ser colorida com qualquer tipo de tinta, antes ou depois da modelagem! Isso é com vocês :)

Bom…E essas são as receitas que eu mais uso no dia a dia….

A massinha de Biscuit parece difícil em um primeiro momento, mas depois que pegar o jeito, tenho certeza que vocês conseguirão fazer tudo “a olho” e sem dificuldade alguma! O jeito é ir tentando até ficar fera! A dica que eu dou é fazer sempre medidas reduzidas dessa massa pois se errar o prejuízo é bem menor 😛 Além disso  (embora não seja nada legal) errar faz parte do aprendizado 😉 MASSSS se vocês seguirem a receita certinha, as chances de erro são praticamente nulas 😀

E é isso pessoal….Espero que essas receitinhas ajudem vocês e boraaaaa criar um monte de coisas fofas para as nossas bonecas e bonecos 😀

Aqui está o vídeo completo, mostrando todo o passo a passo das 3 receitas!

 

 

2 thoughts on “Como fazer Massa de Biscuit / Massinha de Modelar que endurece – 3 Receitas super fáceis!

  • 10 de maio de 2017 at 14:14
    Permalink

    Oi sou nova vi esse vídeo é vc perguntou se alguém já fez comida de verdade eu já sem a ajuda da minha mãe

    Reply
  • 24 de maio de 2017 at 00:01
    Permalink

    eu tambem sou nova aqui tenho 9 anos e sim ja fiz comidas sozinha sem a ajuda dos meus pais e da minha vo mesmo sendo nova aqui eu ja vir a maioria dos seus videos e ja virei uma super fa

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *